segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

VISITA AO ORTOPEDISTA!

Vocês se lembram que eu fiquei a semana passada toda sem correr e fazer nenhum exercício? Pois é, foi nesse tempo de repouso que tive uma dor muito forte em baixo do bumbum do lado direito. Um monte de gente disse que poderia ser nervo ciático e que era para fazer "isso" e "aquilo". Resolvi esperar a minha consulta com o ortopedista, até porque já vinha com umas dores nos pés e queria ver o que era isso também. Como estava correndo 7 km por dia achei que poderia ser uma sobrecarga muscular. Achei também que poderia ser o meu tênis. Apesar dele ser ideal para corrida, já estava mais do que na hora de trocá-lo. Mas, resolvi também que só iria trocá-lo depois da consulta. Ou seja, essa consulta era tudo para resolver um monte de questões na minha vida, na minha dieta, nos meus exercícios.

Pois bem, hoje foi a dita cuja da consulta. Fiquei das 9 horas às 11:45 sendo atendida. Fiz consulta, exames e até infiltração. Resolvi contar essa história para vocês, porque, para quem está fazendo atividade física é muito, mas muito importante não ter dores inacabáveis. As dores são bem vindas quando você força um exercício, muda a séria, porque vai trabalhar músculos que estavam esquecidos há tempos. Mas, essas dores não podem ser constantes. Se forem, tem algo errado.

Meu diagnóstico foi o seguinte: Estou com uma fascite plantar e com uma bursite no quadril. Sabem porquê? Porque estou usando tênis errado. E o pior, esse tipo de tênis foi indicado por um instrutor de corrida que tive há uns dois anos. Claro que não estou há dois anos com esse tênis. Mas, compro esse tipo de tênis há dois anos. É o seguinte, meu tênis é muito bom e próprio para corrida, mas não é próprio para o meu tipo de pisada. Como há dois anos uso o tênis errado, agora o meu corpo deu os sinais de que alguma coisa não estava certa.



Minha pisada não é pronada como me fizeram acreditar, ou seja, não piso primeiro com o lado de dentro do pé. Minha pisada é levemente supinada, ou seja, piso primeiro com o lado de fora do pé. Coloquei uma foto para vocês entenderam como é cada tipo de pisada. O meu ortopedista indicou para mim um tênis neutro, já que piso levemente supinada. Outra coisa errada que me ensinaram: não se deve comprar tênis de  corrida um número maior. Segundo meu ortopedista posso comprar no máximo meio número acima, isso para a numeração americana, ou comprar do meu tamanho mesmo. Quando compramos um tênis maior o pé não fica firme. No meu caso perdi uma unha do dedo do pé, daquele dedo que do lado do dedão. Ou seja, usar o tênis errado me estropiou toda... risos!

Este é um vídeo legal que achei que pode te ajudar a descobrir qual é o seu tipo de pisada!


Sai do consultório do médico com antiinflamatório para tomar, com uma aplicação de corticóide na bacia, mas feliz, porque agora vou usar o tênis certo e com certeza essas dores vão passar. Mas, isso tudo serve de alerta para vocês que estão fazendo exercício de impacto, como a corrida, e que podem estar sentindo também algum tipo de dor. Procure um profissional para te ajudar! Fica a dica!

Este era o tênis que estava usando, mas para pisada errada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário